Ataques cibernéticos, o que são? - Made4it
Made4it - noc2
Como gerir uma equipe 24×7?
13/05/2021
Made4it - Como montar uma equipe 24x7 1
O que é NOC?
20/05/2021

Ataques cibernéticos, o que são?

Made4it - Como montar uma equipe 24x7 4

Em nossa era digital, cada dia mais nossas vidas estão conectadas a Internet ou rede mundial de computadores. Em cenários como o nosso de 2021 onde a pandemia mundial forcou muitas empresas a migrarem para ambiente home-office e totalmente conectado, os crimes digitais ou ataque cibernéticos ganham força a cada dia.

Os ataques cibernéticos, são os ataque ou crime cibernético, que ocorrem dentro do mundo digital, através da Internet. Os hackers ou pessoa má intencionadas tentam danificar, destruir ou violar uma rede ou um sistema.

E porque desses crimes? Podemos enumerar várias como:

  • Roubos de identidade
  • Fraude
  • Extorsão
  • golpes e outras práticas criminosas e maliciosas
  • Guerra cibernética ou cibe terrorismo
  • Um concorrente

E nos últimos anos tem crescido muito a quantidade de ataque cibernéticos, como mostra as noticias:

E ciber ataque são para todos os tipos de empresa, não somente para as grandes, para também para as pequenas e media.

Quais são eles e como elas funcionam?

Ataque cibernéticos tem varias formas e jeitos de ocorrer, vamos falar sobre os principais que são:

Backdoor: São os ataque onde uma porta ou entrada são criadas por um vírus para controlar o sistema, eliminar ou modificar arquivos, executar programas ou também pode ser pelos próprio desenvolvedores do código. Imagina o backdoor como uma entrada escondida em uma fortaleza. Um exemplo de backdoor são os Cavalo de Troia

Rasonware: Nos últimos anos eles ficaram mais famosos por contaminar muitos sistemas ao redor do mundo. Os rasonwares são vírus que invade os sistema e bloqueiam os arquivos e solicitam dinheiro (ultimamente bitcoins) para desbloquear os arquivos. Na maioria dos casos afetam computadores rodando Windows. Um exemplo de Rasonware são: WannaCry, CryptoLocker e scareware

Phishing: eles são bem antigos e ainda pegam muitas pessoas desatenciosas. Os phishings são as tentativas de se passar por uma pessoa ou empresa a fim de através da confiança instalar um vírus, acessar um site de banco falso ou pagar um boleto falso.

Quem nunca recebeu um email do Itaú, Caixa ou Bradesco falando que há uma conta em atraso. Esses são um dos exemplo de phising.

DoS (Denial of Services): São os famosos ataques de negação de serviço. Onde o intuito dele não é roubar informações ou instalar um vírus, mas sim fazer que um serviço fique sobrecarregado e inacessível. Os DoS são praticados quando um hacker tenta através de um computador ou servidor sobrecarregar um sistema ou serviço.

DDoS (Distributed Denial of Services): São parecidos com o DoS, mas a grande diferença que ele é distribuído e é executado por milhares e até milhões de computadores ao mesmo tempo. Os hackers tem controle de uma rede de zumbi (que são computadores infectados e controlados remotamente) com milhões de host e quando querem atacar uma vitima enviam comandos para que cada dispositivo na rede zumbi ataque suas vitimas.

Em DDoS temos alguns tipos de ataque que são: Ataque de Volumétricos, ataque para exaustão de recursos de hardware e ataque a camada de aplicação.

Como você pode ver temos diversos tipos de ataque cibernéticos existente, e a principal pergunta é: Você e sua empresa estão preparados para eles?

Conte com a Made4it para aumentar a segurança em sua empresa!

Deixe uma resposta

Iniciar conversa
Olá, fale conosco via WhatsApp