Como Funciona o TR-069? - Made4it
Made4it - Como receber notificacoes de Ataques DDoS pelo Telegram
Adicionar alerta por Telegram no Anti-DDoS
15/06/2022
Made4it - 3 6
Controle de banda Seletivo no Roteador Huawei
23/06/2022

Como Funciona o TR-069?

Já vimos um pouco das funcionalidades do TR069, para a acessar o conteúdo onde apresentamos o que é o TR069 leia o nosso primeiro artigo, agora veremos como essa “magica” funciona.

 TR-069 é baseado em SOAP/HTTP, onde é feita a conexão entre a CPE e o ACS.

A comunicação é feita através de chamadas de procedimento remoto (RPC), isso permite a CPE encaminhar os parâmetros, além do seu status atual, bem como gerência de firmware para o ACS.

É muito importante lembrar que, quem inicia a conexão é a CPE, vai partir dela o primeiro contato, e também os informes periódicos ao ACS, pois a cada fração de tempo a CPE encaminha ao ACS um informa para que o ACS atualize seu status no servidor.

O ACS somente vai iniciar o contato em momentos específicos, como: atualização de firmware, ou ainda uma interação iniciada pelo operador, mas que devem ser aceitas pela CPE para que seja concluído a ação.

Made4it - image 7

A imagem acima mostra a comunicação entre a CPE e o ACS, onde a CPE encaminha uma solicitação de conexão para o ACS, perceba que nesta foto, a CPE já é conhecida pelo ACS, do contrário a comunicação teria alguns campos a mais, como o GetParamenterNames request, onde esta solicitação parte do ACS para a CPE, com a intenção de conhecer os parâmetros que podem ser entregues ao ACS.

  • Open connection: a CPE informa que quer falar com o ACS
  • SSL initiation: é adicionado a comunicação um certificado para proteger a troca de mensagens
  • inform request: a CPE diz ao ACS que vai informar seu status atual
  • inform response: o ACS diz que a CPE pode encaminhar os parâmetros a ele
  • HTTP post(empty): a CPE diz OK
  • GetParameterValues request: requisição dos parâmetros da CPE
  • GetParameterValues response: resposta da CPE com os parâmetros para o ACS
  • SetParameterValues request: o ACS informa que agora conhece os parâmetros, e que precisa dos valores dos parâmetros da CPE
  • SetParameterValues response: a CPE informa ao ACS os valores dos parâmetros, requisitados pelo ACS.
  • HTTP response empty: o ACS informa que não existe mais informações para serem trocadas entre eles, e que pode ser finalizada a comunicação.
  • Close connection: A CPE finaliza a conexão.

É possível ter essa funcionalidade na sua rede de forma simples, que é através do módulo do TR069 no Made4graph, onde todas as informações necessárias ficam dentro da própria interface do software.

Para você conhecer o Made4graph e os benefícios da ferramenta você pode acessar a demo ou então marcar uma demonstração com o time comercial 😁

Deixe uma resposta