Como um ISP pode gerenciar seus usuários? - Made4it
11.201
Lei 11.201 do Espirito Santo, gráficos na Fatura do assinante e agora?!
06/12/2021
Made4it - 1
O que é OLT (Optical Line Terminal) ?
14/02/2022

Como um ISP pode gerenciar seus usuários?

Made4it - Lei 11.201 2

Sabemos que todo ISP pequeno começa com equipamentos Mikrotik e que o mesmo dispõe de uma interface “gráfica” (via aplicação própria) bem intuitiva. Muitos ISPs crescem com essas facilidades em mãos e acabam usando-a para diversas tarefas de cunho operacional e muitas vezes até administrativo.

Já houve situações aonde conheci ISPs que baseavam sua gerência inteira nas funcionalidades que o “Winbox” traz, até mesmo a parte de autorização de usuários. Por fim, esses provedores acabam crescendo e o porte dos equipamentos Mikrotik já não satisfaz alguns requisitos de performance e escalabilidade como numero de usuários possíveis por roteador (garantindo qualidade de entrega) e isso acaba forçando-o a usar outras soluções para suprir as demandas de seu negócio.

Quando o ISP chega nesse ponto, sabemos que ele acaba comprando equipamentos de fabricantes como Huawei, Juniper, Cisco e afins. Certa vez li algo do tipo “Huawei é o novo bacon dos provedores de Internet Brasileiros.” (Autor desconhecido) no Brasil Peering Forum, porém sabemos que esses equipamentos não possuem “interface gráfica” e sua gerência é feita via totalmente via CLI, isso acaba se tornando um dos grandes limitadores de empresas pequenas substituírem seus roteadores pois o fato de ter que lidar com os equipamentos via CLI implica em uma série de outras questões como treinamento e capacitação da equipe, mudança nos processos internos para serem compatíveis com as possibilidades e informações apresentadas pelo roteador, etc.

Sendo assim, nasceu o Made4Graph. O Made4Graph veio da necessidade de um dos nossos clientes em, justamente, lidar de maneira mais “tranquila” com um BNG que só tinha acesso via CLI. Longe de querer ser um Software similar ou “imitar” o Winbox, no Made4Graph trazemos um ponto único de gerência para BNGs com suporte aos principais fabricantes do mercado e recentemente suporte ao protocolo TR069 para gestão até mesmo da CPE do usuário final

Por baixo, temos um software que “conversa” com o Radius do ISP e também com os BNGs/B-RAS da rede, orquestrando uma coleta precisa de informações dos ativos envolvidos e trazendo tudo isso de maneira coerente e de simples entendimento em uma página WEB. Como eu disse, longe de querer ser um “Winbox”, trazemos no Made4Graph uma ferramenta para agregar no corpo de suporte do ISP com dados e ações que visam minimizar o custo operacional do suporte e “facilitar a vida de todos”.

No Made4Graph que é acessível via WEB, já na tela inicial temos um Overview do status da rede como um todo. Ao entrar no software nos deparamos com um gráfico mostrando o número de usuários conectados em toda a rede, e a direita um gráfico estilo “Pizza” com a proporção desses usuários por concentrador PPPoE. E sim, ele também é compatível com o Mikrotik (mesmo que você ainda use o Winbox ou qualquer outra coisa para gerencia-lo).

Abaixo, temos também informações referentes ao endereçamento dos clientes na rede. O Made4Graph nos traz dados importantíssimos sobre a proporção de usuários com IPv4 de CGNAT (RFC6598) ou com IP público endereçado na CPE, além claro do IPv6. São dados de grande valia principalmente para quem esta fazendo o deploy do IPv6 na rede, garantindo e ajudando o futuro da internet.

Made4it - image 4

Dashboard principal do Made4Graph. Seção superior.

Rolando a tela um pouco mais para baixo, temos a quantidade exata de clientes cadastrados por NAS(ou BRAS/BNG/Access Concentrador ou seja lá como você prefere chamar seu equipamento de autenticação) além de um “top 10 usuários desconectados nas últimas 24 horas”.

No relatório de clientes desconectados, o Made4Graph apresenta os clientes que mais desconectaram nas últimas 24 horas já entregando ao suporte e nível 1 do ISP usuários que possivelmente estão com problemas. Sabemos que clientes com grande número de desconexão e reconexão em intervalo curto de tempo é um forte indício de problemas na CPE ou envolvidos, dando a possibilidade do suporte ser proativo nesses clientes críticos (entrando em contato, já abrindo um chamado para verificação, etc) o que aumenta a confiança do cliente final quanto a disponibilidade e qualidade de entrega do ISP. Imagine você como usuário de internet percebendo que sua internet esta desconectando frequentemente e do nada recebe uma ligação do suporte dizendo que percebeu isso solicitando sua autorização para uma verificação. É realmente um atrativo e tanto para o ISP.

Made4it - image 5
Dashboard principal do Made4Graph. Seção inferior.

Uma das funcionalidades mais usadas do Made4Graph é o gráfico real time. Com ele, podemos ter dados em tempo real do consumo de banda do usuário final em um gráfico intuitivo e com botões de ações como “Liberar banda” e “Desconectar” o usuário. Também é possível nesta tela acessar um “Histórico de consumo” do referido cliente. Se você por exemplo, quiser saber qual foi o consumo de banda do usuário nas últimas 24 horas o Made4Graph traz essa possibilidade.

Os botões de ações são amplamente usados por ISPs no seu suporte/N1 que faz o primeiro contato com o cliente, uma vez que permitem diagnosticar de maneira rápida e efetiva problemas corriqueiros seja com um “Ping” (o Made4Graph consegue pingar diretamente o usuário final na tela de verificação) ou liberando a banda do usuário para que ele possa testar em totalidade o “throughput” de sua conexão já evidenciando qualquer possível ponto de gargalo na rede.

Made4it - image 7
Grafico realtime

Na mesma tela, um pouco mais abaixo, também temos informações do módulo TR069. Para ISPs que implementam o Made4Graph com suporte ao TR069 (e que possuem suas CPEs gerenciadas pelo mesmo) temos um overview geral da CPE do usuário com dados como status das portas físicas, potência do sinal Wireless, dispositivos conectados no roteador dentre outras informações.

Made4it - image 8
Made4it - image 9
Gráfico em realtime. Dados do TR069 referentes a CPE do usuário.

O Made4Graph não se limita a uma ferramenta de visualização de gráficos. Temos uma seção dedicada para “relatórios” aonde com sua habilidade e overview da rede, ele consegue trazer dados de grande valia para o corpo operacional do ISP. Um dos mais usados pela equipe de suporte é o relatório de “Lost Carrier”. Aqui, o Made4Graph reporta um overview dos usuários desconectados em um determinado intervalo de tempo por motivo de perda de comunicação entre o NAS e a CPE na casa do cliente.
Sabemos que clientes desconectados por “Lost Carrier” com frequência são forte indício de instabilidades na rede, e ter dados desses usuários permite uma ação mais preditiva e proativa por parte do ISP.

Made4it - image 10
Aba relatórios do Made4Graph.

O Made4Graph é um ótimo software para ajudar o ISP a ter melhor gerência dos seus usuários de acesso não se restringindo a fabricante ou protocolo pois é compatível com as principais marcas do mercado e com PPPoE e IPoE, enquanto unifica em um só lugar a gestão dos usuários de todo o ISP. Ele elimina a necessidade de configurar usuários e senhas de acesso em roteadores, interagir com os mesmos via linhas de comandos e afins, diminui a complexidade da operação e verificação de usuários finais e traz dados que permitem ações mais preditivas e proativas junto aos clientes de acesso. Alinhado com o TR069 garante facilidades na gestão da CPE dos usuários aonde um “reset” de um roteador ou ONT não é mais motivo de deslocar um técnico na casa do usuário já que a gestão e configuração pode ser toda feita de maneira totalmente remota pelo seu time de suporte já no contato com o cliente via ferramentas de comunicação. O objetivo do Made4Graph é ser a melhor ferramenta de apoio técnico para o suporte ao cliente dos ISPs incluindo visibilidade do cliente fim a fim, resolução de problemas, auto provisionamento e suporte a automações.
É um software feito para o ISP por pessoas que entendem de ISP.  

Gabriel Henrique, Analista de Redes na Made4IT, trabalha a mais de 10 anos com tecnologia e ISPs. https://www.linkedin.com/in/gabriel-henrique-oliveira-souza-082524196/


Caso tenha alguma duvida pode entrar em contato com nosso time comercial ou então acessar nossa demo clicando aqui

Deixe uma resposta