Ferramentas e linguagens de programação mais usadas no dia a dia
Made4it - Como montar uma equipe
Como montar uma equipe 24×7
23/04/2021
Made4it - Como montar uma equipe 24x7 3
O que são ataques DDoS?
07/05/2021

Ferramentas e linguagens de programação mais usadas no dia a dia – Rhuan Yago

Made4it - Ferramentas
Made4it - Ferramentas

Muitas pessoas que querem aprender programação, têm dúvidas comuns e uma das principais, é justamente quais ferramentas as empresas costumam utilizar no seu dia-a-dia. E antes quando ainda estamos desenvolvendo o conhecimento e não temos contato direto com a área profissional, ficamos imaginando como trabalham, quais ferramentas usam, como é feito em si o software. E com o uso das ferramentas de auxilio, como isso melhorou no nosso dia-a-dia?

Hoje o Rhuan Yago, do nosso time de desenvolvimento veio compartilhar um pouco sobre as ferramentas mais usadas aqui na Made4it.

Ferramentas

Visual Studio

O Visual Studio Code é um editor de código-fonte que veio pra auxiliar os programadores no seu dia-a-dia, tendo vários plugins pra auxiliar a melhorar ainda mais o código, tendo código inteligente, refatoração de código, é também customizável, fazendo com que os usuários possam mudar o tema do editor, teclas de atalho e preferências. Com ele, temos mais rapidez, velocidade na codificação, nos auxilia na endentação de códigos, escritas de funções entre diversas coisas.

Usamos também a extensão via SSH pra se comunicarmos com nosso servidor e trabalhar direto com nossos arquivos, sem precisar fazer isso localmente pra depois ser passado para o servidor.

Terminal

Costumamos usar bastante o terminal pra acessar os servidores dos clientes, nossos servidores para podermos ver logs que nos auxiliam muito no que pode estar acontecendo de problema e que estamos tratando, fazer o acesso ao banco de dados de cada cliente e usamos o SSH (Secure Socket Shell) pra isso.

O que é o SSH?

            É um protocolo de rede que permite nós usuários acessar e gerenciar servidores remotamente e com isso faz uma comunicação criptografada entre máquinas (Computador do Usuário) e servidores. E com isso possui um mecanismo de autenticação, onde é aplicada uma criptografia avançada que esconde os dados e transações de quem está acessando até onde exatamente estamos querendo acessar.

            O comando funciona da seguinte forma:

Exemplo: ssh {user}@{host}

  • ssh é onde indicamos o uso do comando SSH, que queremos abrir uma conexão criptografada e segura.
  • {user} – é a conta a qual você deseja se conectar como um usuário root(raiz), com direitos completos para mexer em qualquer coisa do servidor.
  • {host} – é a máquina que queremos acessar, inserindo o número de IP ou nome de domínio específico.

Após feito esse processo nos pedem o usuário e senha de acesso a conta.

Bitbucket

É um serviço de hospedagem de projetos controlados onde conseguimos subir nosso projeto em duas versões, a versão onde o subimos em um dia específico da semana pra melhor segurança dos arquivos e uma versão encriptada com a versão de produção do projeto.

Bootstrap

            O Bootstrap é um framework de código-fonte aberto onde desenvolvemos nossa interface (front-end) onde se utiliza HTML, CSS e JavaScript, onde conseguimos melhorar a experiência do usuário em um site amigável e responsivo, onde é toda parte visual que nosso cliente vê, desde a parte de gráficos, menus, logos, relatórios entre outras coisas.

Estamos usando de momento a versão 3.3.7 do framework junto com ele usamos o template AdminLTE onde temos um ganho de produtividade alterando o layout como nós desejamos.

Linguagens

PHP

         O PHP é uma linguagem de programação voltada para o desenvolvimento de aplicações para a web e sites, ela é fácil de se utilizar, robusta e com melhorias constantes, hoje sendo uma das mais valorizadas no mercado. É uma linguagem que roda no lado do servidor, isso significa que ele permite que os elementos de uma página sejam carregados antes de serem exibidos ao usuário que acessa um site tendo um tempo de resposta mais ágil e conexão com banco de dados de grande porte. A ideia do uso dessa linguagem é diminuir o tempo de carregamento das páginas, deixando o servidor trabalhar de forma leve pra carregar plugins e aplicações do site. E hoje é usada em diversas empresas, como Facebook, Google, Spotify entre outras.

Hoje é ela a nossa linguagem principal do sistema, usamos a versão 7.2 atualmente onde nos atende com todos os recursos que precisamos. Trabalhamos com a Programação Orientada a objetos (POO) que consiste em dividirmos nosso código o tornando cada vez melhor. Trabalhamos atualmente com alguns tipos de bancos de dados e uma API onde o php facilita fazer a conexão entre eles, pois usamos um servidor em cada cliente, onde cada cliente possui seu próprio banco de dados. Trabalhamos com os seguintes bancos:

  • MySQL
  • PostgreSQL
  • SQLServer
  • TopSapp (API)

Temos hoje rodando vários scripts onde fazem todo processo automático desde o processo de atualização do sistema nos clientes, backup do sistema, criação de banco de dados, envio de e-mails e relatórios, buscar e exibir as informações, desde gráficos e relatórios.

Python

            Hoje é uma linguagem de alto nível e muito versátil, podemos acessar uma biblioteca que nos oferece várias funcionalidades para nosso sistema, essa tecnologia está presente em algumas empresas como Netflix, Instagram, Spotify, Google e o Facebook.

            Nós a usamos hoje na versão 3.7 e nos atende em alguns casos, como um deles onde enviamos para todos os clientes um relatório diário com várias informações  como os clientes conectados nas últimas 48 horas, o Top 10 de usuários que foram mais desconectados nas últimas 24 horas entre outras do decorrer do dia. E também pro nosso SA onde basicamente fazemos a conexão com o roteador pra pegar os comandos e entrada e saída pro nosso Realtime (Gráfico que visualizamos o tráfego de cada cliente) e que foi a melhor linguagem no momento pra se mexer com essa comunicação de roteadores.

JavaScript

Com o passar dos anos as páginas de Internet foram ficando cada vez mais complexas e exigiam uma forma mais avançada de interagirem com os navegadores e com os usuários. E com o avanço dela facilitaram muito o dia-a-dia de todos. Atualmente não há um site sequer que não a use essa tecnologia, basicamente hoje os sites seriam impossíveis sem ela.

Mas como o JavaScript funciona? Ao invés de rodar remotamente em servidores na internet como o caso do nosso php, o JavaScript tem como característica rodar programas do lado do cliente, como nós costumamos dizer. Sendo assim, o JavaScript fornece às páginas web a possibilidade de transformação e processamento de dados enviados e recebidos, interagindo com nosso conteúdo da linguagem HTML e com a estilização desse conteúdo proporcionada pelo CSS nessas páginas. Usamos muito dela pra captura das informações, como nossos relatórios, nossos gráficos, cadastros, basicamente todo o sistema tem uma grande parte de JavaScript por trás. Onde obtemos as informações sem que o usuário veja o processo que está sendo feito por trás, que no caso é quando fazemos um processo que o usuário não veja a tela fazendo essa execução, ou muitas vezes vendo sua tela ser “carregada” novamente.

CSS

Como dito acima, o CSS é uma linguagem de estilização de elementos escritos em uma linguagem que conhecemos por HTML. Ele basicamente separa o conteúdo visual do site. Com ele, é onde conseguimos dar cor ao sistema, mudamos os textos, fundo, fontes, os espaçamentos, nossas tabelas. Também podemos ajustar imagens para respectivas telas e dispositivos.

                        SQL

                        Essas pequenas três letras é o algo gigantesco hoje em dia com a evolução da tecnologia. É uma linguagem que está em todo canto e em várias áreas. Hoje usamos elas para interagir com o Banco de Dados dos nossos clientes, com ela conseguimos uma grande parte do funcionamento do sistema pra que seja possível o sistema caminhar em escala, com ela fazemos a inserção de dados, fazemos a coleta, a alteração e a exclusão dos mesmos.

Conclusão

Estamos todos os dias sujeitos a uma grande evolução na tecnologia e isso nos fazer querer melhorar cada dia mais, tentando evoluir tanto nosso software quanto nosso conhecimento pra ter uma entrega na melhor usabilidade possível para nossos clientes, com intuito de sempre estar melhorando nosso software desde que seja usando novas linguagens, ferramentas, tecnologias e muito do conhecimento adquirido.

Essas são as ferramenta que nosso time de desenvolvimento usa aqui na Made4it, você já conhecia ou também usa essas ferramentas? Compartilha com a gente as ferramentas que você usa 

Deixe uma resposta

Iniciar conversa
Olá, fale conosco via WhatsApp