Como identificar um Gato net ou internet ilegal? - Made4it
Made4it - 3
O que você deve monitorar em sua rede?
22/04/2022
Made4it - 3 1
Como configurar Blackhole no Cisco IOS-XE
09/05/2022

Como identificar um Gato net ou internet ilegal?

gato net

            Para começarmos esse artigo, gostaria de descrever o que são os Provedores de Internet Clandestinos, ou também chamados de “Gato Net”.

            Provedores clandestinos/ Gato Net geralmente são criados por pessoas físicas ou jurídicas que contratam um Link de Internet que não é recomendado e geralmente não possuem licenças das autoridades governamentais para revender internet. Geralmente eles contratam um link residencial e compartilham ou vendem para seus vizinhos, amigos, etc.

            Provedores clandestinos, além de serem ilegais (conforme art. 183 da lei Nº. 9.472 (Lei Geral das Telecomunicações – LGT), podem trazer riscos para nossas redes, pois na maioria das vezes são feitos por pessoas sem o conhecimento técnico necessário para manter uma rede com boas práticas de configurações. Em muitos casos o Gato Neta acaba sendo alvo de ataques DDoS, causando efeitos negativos para o seu provedor.

            Caso seja identificado um cliente em seu provedor que esteja cometendo tais práticas, pode-se valer de meios legais para fazer cessar tais práticas.

            Porém, como fazemos para identificar um cliente que esteja usando essas práticas para compartilhamento ou venda de internet ilegal?

            Com a ferramenta Made4graph, conseguimos visualizar os clientes que estão com o maior uso de banda:

Made4it - image
Made4it - image 1

           

Também podemos verificar o gráfico em tempo real do cliente junto com o extrato completo de uso, nos mostrando o consumo em cada período que ficou conectado:

Made4it - image 2

            Com essas informações conseguimos fazer algumas comparações com outros clientes que tem a mesma quantidade de banda contratada.

            Se houver uma diferença grande de uso entre clientes, temos um indício de que este usuário está fazendo compartilhamento ilegal de Internet. Uma outra observação que podemos fazer é utilizando o Grafico Historico do Cliente, nele vamos visualizar uma semelhança com graficos de um ISP, onde o maior trafego ocorre entre as 19:00 até as 22:00 horas.

Made4it - image 3

É importante que o provedor de internet se antecipe cuide da sua rede para não precisar lidar com problemas ainda maiores!

Quer ver mais opções de gráficos do software Made4grarph? Acesse a versão demo ou agende uma apresentação com o time comercial da made4it!

Gelso Baltazar | Consultor |

Deixe um comentário