O que é NOC? - Made4it
Made4it - Como montar uma equipe 24x7 4
Ataques cibernéticos, o que são?
14/05/2021
Made4it - Como montar uma equipe 24x7 2
Porque você deve monitorar sua Infraestrutura? (Lucas Kazama)
29/05/2021

O que é NOC?

Made4it - Como montar uma equipe 24x7 1

Primeiramente é preciso entender o que é um NOC. NOC (do inglês Network Operation Center) é o Centro de Operações de Rede, que pode ser uma ou mais localizações onde se realiza o monitoramento ou gerenciamento de redes. Utilizando ferramentas para coletar dados sobre equipamentos e serviços, o NOC consegue identificar falhas e rapidamente encontrar meios de reparar essas falhas.

                O monitoramento da infraestrutura é essencial pois torna mais dinâmico o processo de manutenção e gerenciamento, já que tem como prioridade garantir que a rede esteja rodando com o máximo de eficiência possível. Evitando problemas como gastos desnecessários, interrupção de serviços e lentidão na entrega dos mesmos.

                Para entender melhor como o NOC facilita a gerencia da rede, vamos imaginar um cenário em que um provedor está enfrentando problemas com aumento da demanda por banda, mesmo tendo links que aguentam tal demanda. Neste caso vamos supor que o problema está no fato de que a rede está desbalanceada, ou seja, todo o tráfego está tentando passar pelo mesmo link o que faz esse link ficar com um gargalo.

                Com um monitoramento efetivo esse tipo de problema seria facilmente detectado e corrigido, evitando transtornos com cliente furiosos ligando para reclamar da qualidade do serviço e até evitando a perca de alguns desses clientes. Além de auxiliar na identificação do problema o NOC também facilita a compreensão do problema, tornando mais rápida a ação da equipe de suporte.

                Geralmente as equipes de suporte sabem que existe um problema, porém em grande parte das vezes não sabem onde está o problema, o que resulta em um tempo maior para a resolução do problema. Se um NOC estiver analisando a rede, a falha pode ser identificada até mesmo antes de afetar a entrega dos serviços. Por exemplo um link que está chegando perto de sua capacidade máxima, um equipamento que está apresentando falhas no sistema de resfriamento, servidores que estão chegando perto da capacidade máxima de memória. Tudo isso é identificado pelo monitoramento, tornando mais visível a necessidade de manutenções preventivas e evitando transtornos futuros.

                O NOC não é um simples monitoramento, um time de NOC eficiente significa cuidado com a rede e consideração pelos clientes que contratam seus serviços. Ter um monitoramento vai muito além de saber o que está acontecendo na rede, pois possibilita expandir os horizontes e focar em novas áreas.

Você tem um time de NOC para monitorar a sua rede? Aqui na made4it temos o Made4NOC que é o nosso time de monitoramento 24×7 que vem auxiliando vários provedores da cuidado com a rede. Se quiser mais informações venha conversar com a gente que tiramos todas suas duvidas 

Deixe uma resposta

Iniciar conversa
Olá, fale conosco via WhatsApp