O que é OLT (Optical Line Terminal) ?o - Made4it
Made4it - Lei 11.201 2
Como um ISP pode gerenciar seus usuários?
13/12/2021
boas-praticas-olt
Boas práticas de OLT para serem implantadas em provedores de internet
15/02/2022

O que é OLT (Optical Line Terminal) ?

Made4it - 1

Antes de explicar o que é uma OLT, primeiramente precisamos falar sobre o que é uma rede PON (Passive Optical Network).
Uma rede PON é uma rede que utiliza-se de fibra óptica com divisores ópticos (splitters) no caminho para fornecer dados de ponto a multiponto, ou seja, de um lado sai um feixe de luz que passa por um splitter e nele divide-se para n caminhos, sem necessitar de energia elétrica no trajeto, apenas nos emissores nas pontas (OLT e ONT/ONU):

Made4it - image


Quais as principais vantagens de uma rede PON?

Como comentado acima, não há a necessidade de ter ativos no trajeto, que consumiriam energia elétrica.
Outras vantagens são, como é formado com fibra óptica, não temos o risco de queima dos equipamentos por alguma descarga elétrica passando pelo cabo, suporta grandes velocidades, não sofrem com interferências eletromagnéticas, pois não conduzem sinais elétricos e sim de luz, portanto, isolantes, menor atenuação com a distância, ou seja, podem ir mais longe em relação aos cabos metálicos, possuem menor deterioração, maior segurança e menor custo com manutenção.

Agora sim, o que é uma OLT?

OLT é o cérebro de toda a rede PON, é a que fica do lado do provedor de internet, ela é quem comanda e gerencia a rede PON, é quem determina o tempo, banda de envio de cada ONU e qual a prioridade de cada serviço.
Resumindo, é a OLT que define os serviços, sua quantidade de banda e prioridade de cada um, nas ONUs, enviando parâmetros como as VLANs e suas respectivas interfaces, se a porta será “transparente” ou em “tag”, etc

A OLT também pode enviar parâmetros extras para as ONUs, como quais portas farão NAT, se a ONU será PPPoE, DHCP, Bridge e etc… até parâmetros de Wireless, porém nestes parâmetros extras, fora da definição do protocolo, geralmente só funcionam a integração quando a OLT e ONU são do mesmo fabricante, já que cada uma acabou fazendo do seu modo.

O que é uma ONT (Optical Network Terminal) / ONU (Optical Network Unit)?

ONT ou ONU são os equipamentos na ponta final da rede PON, que recebem as ordens da OLT, é o equipamento que geralmente que fica na casa do assinante (FTTH), no prédio (FTTA) ou na Empresa (FTTB).

Existem diversos tipos de ONUs de fabricantes diferentes como Huawei, Fiberhome, Datacom, Intelbras , Nokia, Zhone, DasZhone, Furukawa e muitos outros fabricantes e todas teoricamente são compatíveis com qualquer OLT, desde que o protocolo utilizado seja o mesmo em ambas.

Uma OLT Huawei consegue mandar a configuração de PPPoE para uma ONU Fiberhome?

Não é possivel infelizmente, o que ela pode enviar são parâmetros definidos no protocolo, como quais VLANs a ONU terá e suas respectivas interfaces.

Algumas OLT suportam isso, mas no exemplo entre OLT Huawei e ONU Fiberhome não.

Uma OLT Huawei, Fiberhome ou Datacom consegue enviar parâmetros extras para ONUs do mesmo fabricante, como login e senha PPPoE para a ONU discar, SSID e senha do wifi?

Geralmente sim, cada uma acabou definindo sua estrutura para conseguir enviar este tipo de informação/configuração extra para ONU.

Mas como eu faço para subir o PPPoE então entre fabricantes diferentes?

Uma opção seria, como parâmetros de VLAN estão inclusas nos padrões do protocolo, basta ativar a ONU na OLT como se fosse em bridge, colocar a VLAN que deseja e na ONU adicionar os parâmetros extras manualmente (configurando pela interface Web por exemplo), no caso o PPPoE do assinante, configurações do Wi-fi e etc.
Mas claro, há outras formas de realizar este tipo de configuração, como por TR069, que nosso sistema Made4Graph também possui, pois imagina, se por algum motivo a ONU resetar, como que irá subir os parâmetros de PPPoE novamente nela? Se a OLT não possui esta informação (neste caso), ou teremos que ter um outro protocolo enviando esses parâmetros, no caso o TR069, ou teremos que subir manualmente na interface da ONU.

Qual fabricante de OLT devo escolher e qual é a melhor? 

Não existe uma melhor ou pior, mas a resposta é Depende do seu cenário e rede.
Nossas recomendações são:

  • Utilize sempre o mesmo fabricante de ONU/ONT e OLT. Algumas fabricantes costumam apresentar mais dificuldades que outras, mas em geral o que nos recomendamos é utilizar o máximo de ONT/ONU do mesmo fabricante da OLT possíveis, isso garante o suporte e integração total, e em caso de alguma anomalia e precisar de suporte dela, evita coisas do tipo “Esta ONU não prestamos suporte. É culpa da ONU de terceiro” e etc…, por mais que existem normas para esta comunicação.
  • Procure produtos homologados pela Anatel, isso garante que pelo menos o equipamento foi testado.
  • Existem fabricantes de OLT que bloqueiam ONUs de terceiros e algumas ainda bloqueiam em versões ou modelos específicos, então é interessante ter esta informação antes de ir adquirindo OLT e ONUs.
  •  Verifique se existe e como é o suporte desta OLT no Brasil, afinal, quando o “bicho pega” temos que ter um bom suporte para nos auxiliar.
  • Verifique a documentação do fabricante do equipamento. Alguns fabricantes disponibilizam os manuais, exemplos de configuração e/ou implicações de uso, com todas essas informações facilita muito para o time de operações ou para seu TI/CGR/NOC implantar o novo equipamento. Sempre busque equipamentos que tenha boas documentações.
  • Procure saber dos limites deste equipamento e de suas placas, se os recursos que elas possuem irão atender a sua necessidade atual e futura, para não ter que trocar o equipamento tão breve.

Mas vou comentar minha experiência com algumas das fabricantes de OLTs mais conhecidas:

OLT Huawei

  •  Excelente desempenho e estabilidade
  • Não possuem suporte direto aqui no Brasil ainda, logo o idioma pode ser uma dificuldade, porém caso tenha um bom fornecedor, ele consegue ajudar no suporte
  • Excelente documentação
  • Não suporta ONUs de terceiros nativamente, porém há formas de liberar para aceitar (Não recomendada pelo fabricante)

 OLT Datacom

  • Ótimo desempenho e estável
  • O suporte é excelente e feito no Brasil
  • Suporta ONUs de terceiros nativamente
  • Ótima documentação
  • Você pode comprar diretamente da Datacom

OLT Fiberhome

  • Muito utilizado por ISPs do Brasil
  • Suporta ONUs de terceiros em alguns firmwares
  • Possui suporte do Brasil
  • Pouca documentação ou difícil encontrar informações oficiais
  • Funciona bem se utilizar ONU da própria Fiberhome

OLT VSolution
  É uma OLT mais simples, com poucas portas PON, porém funciona bem ambientes e redes menores

  •  Não existe um suporte oficial no Brasil
  •  Suporta ONUs de terceiros
  •  Boa opção para cenários simples
  • Custo baixo

Restaram dúvidas? Entre em contato conosco que vamos te auxiliar da melhor forma possível 🙂

Made4it - Ativo 1

Zanclair Ferrari Junior | Consultor Redes
JNCIS-SP | CCNA | HCIA | MTCRE

Deixe uma resposta