O que é TR069? - Made4it
Made4it - 3 2
Problemas com tráfego de CDN local (GGC Google) e anúncios BGP
17/05/2022
Made4it - 3 4
O que é, pra que e porquê cache CDN? (Content Delivery Network)
30/05/2022

O que é TR069?

Made4it - 3 3

Olá, me chamo Marcos Lucas, faço parte do Time Suporte Técnico de Implantação do Made4Graph e TR069, hoje gostaria de falar sobre meu primeiro trabalho com ISP/Telecom que foi como atendente de suporte em um provedor de internet.

Depois de um certo tempo trabalhando, o responsável pelo setor veio conversar comigo e disse que estava pensando em abrir um turno a mais no suporte, pois até então o horário limite era 22:00hrs, mas estava pensando em estender até as 00:00hrs, eu topei, foi uma época de muito aprendizado, pois o turno das 22h sofreu algumas alterações, e em alguns momentos, assumi sozinho a responsabilidade pelo suporte, isso foi bacana, pois aprendi muito, porém muito trabalhoso.

Eu era responsável por parte das configurações dos equipamentos para cliente final. Tudo era feito manualmente, mesmo a parte do suporte ao cliente.

Muitas vezes os clientes vinham dizer que o wifi não estava funcionando certo, que a banda não estava chegando, ou ainda que seus jogos não estavam funcionando da forma que deveria, enfim os motivos são diversos, e tudo era verificado manualmente pelo suporte, e isso leva um tempo, imagina você com 15 clientes ao mesmo tempo, loucura né?

Agora e se eu te disser que existe uma forma mais fácil de buscar essas informações, e aquele suporte que às vezes duravam horas, pode ser resolvido em minutos isso depende também do conhecimento de quem está operando no suporte

Recentemente fui apresentado ao TR-069 ou CWMP, um protocolo simples, mas poderoso, que entrega justamente as informações que auxiliam o suporte nos pontos onde é mais doloroso e difícil, a busca pela informação de maneira clara e direta.

O que é o TR069?

TR069 (Tecnical Reporting 069) é o nome do relatório escrito pelo Broadband fórum que padroniza a gerenciamento de dispositivos CPEs (Customer Promisses Equipament), ou equipamento da casa do cliente, como por exemplo (Roteadores domésticos, ONUs e ONTs).

Mais precisamente falaremos sobre o TR-069 que descreve o CWMP (CPE WAN Management Protocol).

CWMP é um protocolo de gerenciamento remoto que trabalha na camada de Aplicação, onde este permite a comunicação da CPE com um servidor ACS (Auto Configuration Server). Este protocolo pode oferecer suporte a uma variedade de funcionalidades para o gerenciamento de CPEs, incluindo;

  • Autoconfiguração
  • Gerenciamento de imagem de firmware
  • Monitoramento de status, desempenho e diagnósticos.
  • Alteração de configuração remota como Wifi, WAN, LAN, PPPoE
  • Configuração automática

O TR069 permite que um ACS provisione uma CPE ou uma coleção de CPEs com base em uma variedade de critérios, adicionados no servidor de ACS.

O mecanismo de provisionamento inclui parâmetros para provisionamento de forma geral e um mecanismo para adicionar recursos de específicos do fornecedor conforme necessário. Isso permite o provisionamento em massa, e também se houver um caso de Reset da CPE, o ACS vai reconhecer o parâmetro como reset, e imediatamente vai usar a sua base de dados para re-provisionar a CPE ao seu estado anterior.

            Sobre a configuração de parâmetros específicos do fornecedor o mecanismo de identificação TR-069 permite o provisionamento do CPE com base nos requisitos de cada CPE em específico ou em critérios coletivos, como: fornecedor do CPE, modelo, versão do software, entre outros critérios.

  • Gerenciamento de imagem de firmware

O TR069 fornece mecanismos para identificação da versão do firmware e do Software da CPE, com isso é possível gerenciar o download de arquivos de imagem de firmware do CPE. O download do arquivo pode ser iniciado a partir do ACS ou do CPE (opcional).

É possível verificar também o sucesso ou falha do download de um arquivo, pois o TR-069 oferece suporte para esta operação.

O protocolo TR-069 também define um formato de arquivo assinado digitalmente que pode ser usado opcionalmente para baixar arquivos individuais ou um pacote de arquivos com instruções de instalação explícitas para o CPE executar. Este formato de pacote assinado garante a integridade dos arquivos baixados e as instruções de instalação associadas, permitindo a autenticação de uma fonte de arquivo que pode ser outra parte que não a operadora ACS.

  • Status e monitoramento de desempenho

Caso um provedor de serviços deseje monitorar o desempenho ou status de serviço do CPE, o TR-069 oferece suporte à funcionalidade pela qual a CPE pode enviar estatísticas ao ACS. É possível encontrar um amplo conjunto de parâmetros gerais, juntamente a isso fornece a possibilidade de que os fornecedores definam parâmetros adicionais que o ACS pode monitorar. Ele também define um conjunto de condições sob as quais a CPE deve notificar ativamente o ACS sobre as mudanças.

É importante lembrar que alguns Vendors limitam a entrega de parâmetros, ou ainda entregam parâmetros muito específicos, e neste último caso exige uma configuração mais profunda do servidor de ACS.

Na questão da não entrega dos parâmetros, é importante checar com o Vendor (Fabricante) se é possível adicionar as opções a firmware. Lembre-se, o ACS apenas lê os parâmetros, ele não os gera e depois manda para a CPE.

  • Diagnóstico

TR069 suporta funcionalidade que permite atualizar as informações de disponibilidade da CPE, que o ACS pode usar para determinar a causa do mau funcionamento da conectividade ou degradação do serviço.

O TR069 define um conjunto comum de parâmetros e um mecanismo geral para adicionar recursos de diagnóstico específicos do fornecedor, é pode usar esse recurso para se concentrar em um único dispositivo e coletar informações de diagnóstico para análise posterior.

A imagem a baixo exibe o funcionamento do TR069 desde o provedor, até a casa do cliente

Made4it - image 15

Conseguiu entender como funciona o TR069 e como ele pode facilitar o seu dia a dia? Quer entender como ele funciona? A Continuidade do conteúdo está aqui

Aqui na Made4it nós temos o TR069 como um módulo dentro do software de gerenciamento de cliente PPPoE/IPoE, o Made4Graph que conta com essa e outras funcionalidades que vão ajudar você e seu provedor a gerenciar seu cliente com mais assertividade e agilidade.

Caso ainda tenha dúvidas ou queira conhecer o TR069 do Made4graph indico que você entre aqui nesse artigo ou converse com nosso time comercial para marcar uma apresentação mais detalhada

Deixe uma resposta