Porque você deve monitorar sua Infraestrutura? (Lucas Kazama) - Made4it
Made4it - Como montar uma equipe 24x7 1
O que é NOC?
20/05/2021
Made4it - Metodologias ageis
Metodologias ágeis – Quais são e como elas podem ajudar sua equipe
04/06/2021

Porque você deve monitorar sua Infraestrutura? (Lucas Kazama)

Made4it - Como montar uma equipe 24x7 2

Atualmente a internet e seus serviços se tornaram essenciais na vida de todos. Não somente para entretenimento, mas também para negócios. Sendo um recurso tão presente e tão importante em nosso dia a dia é necessário que os provedores tenham a certeza de que em suas redes os equipamentos e serviços estejam funcionando com 100% da eficiência e segurança para os quais foram desenvolvidos.

Alguns dos principais problemas que as equipes de T.I. enfrentam hoje em dia são a lentidão e a interrupção dos serviços que causa dores de cabeça pelo fato de serem problemas que geralmente só é percebido quando os clientes começam a ligar reclamando.

Como a quantidade de tráfego utilizados pelas empresas tende a aumentar e preencher a largura de banda de rede disponível, o que acaba prejudicando o desempenho nos links com mais tráfego, é necessário que esse tipo de problema seja identificado com antecedência para que a empresa consiga contornar o problema antes mesmo que ele ocorra.

Por esse motivo e muitos outros é que existe o monitoramento da infraestrutura. Além de auxiliar na prevenção de falhas o monitoramento também torna possíveis procedimentos como:

Redução de custo das manutenções – O monitoramento torna possível a padronização de funcionamento dos equipamentos/links na rede, tornando mais simples a detecção de um equipamento/link que poderia causar problemas na rede, tornando mais visível a necessidade de manutenções preventivas.

Melhoria no retorno de investimentos – Aumentar a largura de banda ou contratar novos links não é barato, para evitar este tipo de gasto desnecessariamente é possível utilizar os dados obtidos no monitoramento para otimizar a rede, fazendo com que a mesma seja utilizada da maneira mais eficiente possível.

Detecção de falhas – Ao implantar o monitoramento da infraestrutura 24 horas por dia, 7 dias por semana é possível detectar as falhas mais comuns na rede e definir uma rotina para lidar de maneira efetiva com elas ou até mesmo corrigi-las permanentemente dependendo do caso.

O monitoramento da infraestrutura é essencial para provedores e prestadores de serviços pois torna possível que a empresa tenha mais retorno de seus investimentos e esteja preparada para eventuais problemas na rede, podendo assim expandir seus horizontes e investir em novas empreitadas no mercado.

Gostou do nosso post? Se quer entende rum pouco mais sobre nossos serviços acompanhe nossas redes socais @made4it

 

Deixe uma resposta

Iniciar conversa
Olá, fale conosco via WhatsApp