Como solicitar um CDN do Google? - Made4it
Made4it - 3 6
Controle de banda Seletivo no Roteador Huawei
23/06/2022
TR-069
Funcionalidades e benefícios do TR-069 no Made4Graph
06/07/2022

Como solicitar um CDN do Google?

Made4it - 3 5

Olá pessoal!!

Aqui é o Luís Dias, consultor na Made4it e hoje iremos falar um pouco sobre CDNs, mais especificamente Google Global Cache (GGC), um tema muito bacana e interessante que já existe em nossas vidas a muito tempo e que facilita muito nosso trabalho em escalabilidade da rede.

É um tema bem interessante e que requer um pouco de atenção, então pega um café bem forte e vem comigo. 

Primeiro que é CDN?

Um CDN abreviação de Content delivery network (Rede de Entrega de Conteúdo) é um grupo de servidores distribuídos geograficamente que acelera a entrega de conteúdo da Web, aproximando-o de onde os usuários finais estão. Esse equipamento utiliza o armazenamento em cache, um processo que armazena cópias de arquivos temporariamente, para que você possa acessar o conteúdo da Internet a partir de um dispositivo mais rapidamente por meio de um servidor próximo a você. Os CDNs armazenam todo tipo de conteúdo em cache, como página da Web, imagens e vídeos. Isso permite que você assista a um filme, faça downloads de software, publique nas redes sociais ou faça compras sem ter que esperar pelo carregamento do conteúdo.

GGC – Google Global Cache

O GGC ou Google Global Cache, são os Servidores do Google espalhados pelos ISP do Brasil e do mundo a fora. Os GGCs são servidores instalados dentro da Redes dos ISP e Operadoras para melhorar a experiência dos usuários com o conteúdo do google, provendo mais velocidade, latência e experiência destes usuários com os Serviços do Google.

O CDN do Google além de melhorar a experiencia dos usuários com a plataforma deles, também é usado para reduzir o congestionamento e redução do trafego de Trânsito, PTT e Peering para o Google. Assim reduzindo custos para o ISP ou Operadora.

Nada mais do uma troca muito boa, tanto para o Google que seus usuários ficam felizes com a performance e para o ISP fica muito bom pois economiza em quantidade de Link ou Trânsito.

Como funciona o GGC:

Quando um utilizador solicita um conteúdo – por exemplo, um vídeo, página web, ou uma imagem, o Sistema do Google determina se o conteúdo pode ser servido a partir do Nó GGC.

Se o Nó GGC tiver o conteúdo solicitado no seu Servidor Cache, ele irá servir o conteúdo diretamente para o utilizador final, melhorando a rapidez/latência da navegação para o utilizador e otimizando os recursos de banda do ISP.

Se o conteúdo não estiver armazenado no Servidor Cache, o Nó GGC vai recuperar esse conteúdo a partir dos servidores da Google e armazena para as futuras solicitações.

Como é feita a solicitação do GGC:

Para podermos fazer a solicitação do GGC, primeiro precisamos saber quanto temos de tráfego para conteúdo do Google.

Pois como todo CDN, temos um requisito de mínimo de banda para conteúdos relacionados ao Google, como Youtube, etc.

Hoje a banda mínima é um tráfego maior de 3Gbps – 95 percentil por pelo menos 3 meses.

95 Percentil* – é um cálculo matemático utilizado para avaliar o uso regular e sustentado de links de comunicação de rede.

Mas você deve estar se perguntando “Luís, como eu vou saber quanto de tráfego eu tenho para o Google, para solicitar o GGC?”

Para esse procedimento podemos utilizar uma ferramenta de Netflow, neste caso aqui estarei utilizando o Made4Flow, a melhor ferramenta e a mais pratica ferramenta de Netflow do mercado.

Vamos entender como essa mágica funciona:

Ao entrarmos nos deparamos com a Dashboard da ferramenta, onde conseguimos especificar o tipo de tráfego que queremos gerar o relatório de consumo, ou podemos escolher a dashboard que queremos, no caso para ver tráfego para o Google, Netflix, Facebook, Akamai.

Made4it - image 4

Ao entrarmos na aba Dashboard Google, iremos conseguir ver quanto temos de tráfego total para o Google e verificar se iremos conseguir solicitar o CDN, visto que eles pedem um tráfego percentil mínimo.

Made4it - image 5

Após analisarmos, conseguimos dar continuidade na solicitação do GGC

Para fazermos a solicitação do GGC (Google Global Cache) é necessário entrarmos no site: https://isp.google.com/partner_request/?data.request_type=Peering

E preenchermos o formulário onde vamos colocar os nossos dados como ASN, nome, endereço, etc.

Made4it - image 6

Após solicitação caso aprovado, iremos receber um e-mail, informando se fomos aprovados ou não.

Caso aprovado, o Google ira nos reportar o passo a passo que devemos seguir e nos passará um prazo de estimativa de quanto tempo levará para o servidor chegar no endereço que fornecemos no formulário.

Espero que tenham gostado e compreendido o conteúdo! Caso tenha alguma duvida entre em contato com nosso time de especialistas.

Deixe um comentário