Triggers de queda parcial - Made4it
zabbix logo 500x131
Guia de instalação zabbix
16/10/2020

Triggers de queda parcial

Entenda como triggers de queda parcial podem te ajudar e como você pode criar triggers de queda parcial de 30% e 60%

Made4it - Sem titulo 10

Muitas vezes ao monitorarmos um link, criamos triggers que emitem os alarmes apenas quando um link apresenta uma queda total ou quando está em sua capacidade máxima. Mas e se acontecer de o mesmo apresentar apenas uma queda parcial, ou uma degradação? Para isto tem a possibilidade de criar uma trigger que emita um alarme de uma queda de mais de 30% de gráfico comparado ao total dos últimos 15min. Ou uma que apresente uma queda de mais de 60% comparando a ultima coleta com o mesmo horário a 7 dias atrás.

– Queda Parcial de 30%

Para criar essa trigger nós iremos usar a seguinte estrutura para o tráfego de “download”:  {host:net.if.in[ifHCInOctets.OctetoDoItem].last()}<0.7*{host:net.if.in[ifHCInOctets.OctetoDoItem].avg(15m)} and {host:net.if.in[ifHCInOctets.OctetoDoItem].last()}>=100M

E a seguinte estrutura para o tráfego de “upload”:

{host:net.if.out[ifHCOutOctets.OctetoDoItem].last()}<0.7*{host:net.if.out[ifHCOutOctets.OctetoDoItem].avg(15m)} and {host:net.if.out[ifHCOutOctets.OctetoDoItem].last()}>=100M

Onde está escrito “host” devemos passar o nome do host que iremos criar a trigger e onde está escrito “OctetoDoItem” devemos passar o número do octeto do item que queremos criar a trigger, o octeto é uma identificação única de cada item. O ultimo parâmetro que passamos é o mesmo parâmetro usado para identificar queda total em um link, sendo que colocamos que ela precisa ser maior que o parâmetro, assim a trigger que queda parcial não ativa junto com a de queda total.

– Queda Parcial de 60%

Para criar essa trigger nós iremos usar a seguinte estrutura para o tráfego de “download”:  

{host:net.if.in[ifHCInOctets.OctetoDoItem].last(#1)}/{ host:net.if.in[ifHCInOctets. OctetoDoItem].last(#5040)}<=0.4 and { host:net.if.in[ifHCInOctets. OctetoDoItem].last(#2)}/{ host:net.if.in[ifHCInOctets. OctetoDoItem].last(#5041)}<=0.4 and { host:net.if.in[ifHCInOctets. OctetoDoItem].last(#3)}/{ host:net.if.in[ifHCInOctets. OctetoDoItem].last(#5042)}<=0.4 and { host:net.if.in[ifHCInOctets. OctetoDoItem].last(#4)}/{ host:net.if.in[ifHCInOctets. OctetoDoItem].last(#5043)}<=0.4 and { host:net.if.in[ifHCInOctets. OctetoDoItem].last(#5)}/{ host:net.if.in[ifHCInOctets. OctetoDoItem].last(#5044)}<=0.4 and { host:net.if.in[ifHCInOctets. OctetoDoItem].last()}>50M

Para criar essa trigger nós iremos usar a seguinte estrutura para o tráfego de “upload”:  

{host:net.if.out[ifHCOutOctets.OctetoDoItem].last(#1)}/{ host:net.if.out[ifHCOutOctets.OctetoDoItem].last(#5040)}<=0.4 and { host:net.if.out[ifHCOutOctets.OctetoDoItem].last(#2)}/{ host:net.if.out[ifHCOutOctets.OctetoDoItem].last(#5041)}<=0.4 and { host:net.if.out[ifHCOutOctets.OctetoDoItem].last(#3)}/{ host:net.if.out[ifHCOutOctets.OctetoDoItem].last(#5042)}<=0.4 and { host:net.if.out[ifHCOutOctets.OctetoDoItem].last(#4)}/{ host:net.if.out[ifHCOutOctets.OctetoDoItem].last(#5043)}<=0.4 and { host:net.if.out[ifHCOutOctets.OctetoDoItem].last(#5)}/{ host:net.if.out[ifHCOutOctets.OctetoDoItem].last(#5044)}<=0.4 and { host:net.if.out[ifHCOutOctets.OctetoDoItem].last()}>50M

Onde está escrito “host” devemos passar o nome do host que iremos criar a trigger e onde está escrito “OctetoDoItem” devemos passar o número do octeto do item que queremos criar a trigger, o octeto é uma identificação única de cada item. O ultimo parâmetro que passamos é o mesmo parâmetro usado para identificar queda total em um link, sendo que colocamos que ela precisa ser maior que o parâmetro, assim a trigger que queda parcial não ativa junto com a de queda total.

Funcionamento de cada trigger

A trigger de queda parcial de 30% funciona da seguinte maneira, ela compara a última coleta do zabbix com a média das coletas dos últimos 15 minutos, caso tenha uma queda de 30% em relação da ultima coleta com a média e não tenha acontecido uma queda total, é emitido um alerta para a gente.

Já a trigger de queda parcial de 60% funciona comparando as ultimas 5 coletas do zabbix com as coletas de 7 dias atrás no mesmo horário.

Diferença entre as triggers

A trigger de queda parcial de 30% nós usamos com a ideia de descobrir quando temos uma queda repentina, já a de 60% nós usamos para comparar o tráfego com a semana anterior, para sabermos quando tem uma queda no tráfego de uma semana para a outra.

Gostou do nosso tutorial de hoje? 

Diz para gente o que você achou?

Lembrando que nós temos o nosso monitoramento 24×7 e esse artigo foi escrito por nosso gestor de monitoramento, caso você não queira precisar se preocupar com sua rede nós te convidamos a conhecer um pouco mais nosso trabalho com o Made4Noc.

Deixe uma resposta

Iniciar conversa
Olá, fale conosco via WhatsApp